Tenda Espirita de Caridade

Tenda Espirita de Caridade

Fundada em 20 de agosto de 1919

Nossa História

Quase final da 2ª década do século XX nascia a TEC, por iniciativa de dois grandes estudiosos da doutrina de Allan Kardec.

Promovendo reuniões com outros amigos também interessados na doutrina, tomou-se forma a idéia da possibilidade da fundação de uma instituição espírita, com o objetivo de divulgação intensiva daqueles princípios de fraternidade preconizados por JESUS CRISTO. Tendo, ainda como propósito a Caridade nos seguintes termos: trabalhos de desobsessão às segundas feiras, divulgação da doutrina às quartas-feiras e educação mediúnica às sextas-feiras.

Nesse sentido, uma série de sessões preparatórias foi realizada na “Pharmácia Central Homeopática”, situadaa a Rua da Quitanda n°. 21.
Após vários entendimentos, foi afinal, fixado o dia 20 de agosto de 1919, às 20 horas e 40 minutos, ainda na aludida farmácia, ser fundada a tão esperada sociedade.

No dia, hora e local aprazado, reunidos em assembléia geral, após uma prece, expôs-se a finalidade da reunião e declarou-se a fundação da sociedade.
No decorrer da reunião recebeu-se comunicações que, entre elas a do Espírito que se deu a conhecer como “Pindoba”, prometendo auxilio afim de que o propósito se concretizasse.
Foi esta mesma entidade espiritual quem orientou que a denominação da sociedade seria Tenda Espírita de Caridade e teria como guias protetores espirituais Bárbara e Jerônimo.

As dificuldades encontradas não foram poucas, tanto financeiras como de local para suas instalações. Porém, não esmoreceram. Lutando com dificuldades, enfrentaram inclusive a resistência por parte da população que desconhecia a doutrina, confundindo-a com magia e satanismo, persistiram no fortalecimento da sociedade.

É nesta casa que muitos vêm buscar o alívio para os seus sofrimentos, para o sossego no seio de suas famílias e a luz divina para os seus espíritos e, finalmente, outros esclarecimentos necessários para saírem da escuridão e caminharem na luz, desde sua fundação, há quase 95 anos ( a comemorar em agosto/2014 ).

No decurso de 1920, fundou-se a “Caixa de Assistência aos Necessitados”, que era mantida pelos donativos dados pelos corações bondosos. Mais tarde essa Caixa passou a denominar-se Antônio de Pádua.
Não podemos deixar de mencionar a fundação de uma Escola de Alfabetização para Adultos, que funcionava no porão, onde está hoje a Biblioteca.

São fundadores da Tenda Espírita de Caridade os seguintes confrades:

Severo Cândido Genaro
Maria Roldão
João Argento
Henrique Del Giudice
Desdêmona Del Giudice
Alberto Barcello Brancant